DO GRÃO À XÍCARA


O CAFÉ SANTA MONICA

Após muitos anos de estudos sobre café no Brasil e no exterior, Arthur Moscofian Jr. criou o café Gourmet Santa Monica em 1985. Em suas viagens pela Europa e pelo Brasil, conheceu torrefadoras e fazendas diversas, as quais lhe permitiram descobrir que o melhor café para expresso utiliza grãos 100% arábica. O Café Gourmet Santa Monica resulta dessas pesquisas tinham por objetivo principal a ideia de oferecer às pessoas um café premium de qualidade única.

A Fazenda Santa Monica é pioneira na cultura do Café Gourmet no Brasil. O café cultivado na região de Machado, no sul de Minas Gerais, é produzido com o cuidado de quem entende o que faz e cuida de todos os processos, desde o nascimento do fruto, passando pela rigorosa seleção até a torrefação com máquinas e técnicas exclusivas. Para garantir a integridade dos grãos, desenvolvemos embalagens especiais capazes de preservar o café por mais tempo.

 





A FAZENDA SANTA MONICA

A Fazenda Santa Monica tem uma localização privilegiada, na região de Machado, Sul de Minas Gerais. O clima e uma altitude média de 1100 m, geram o ambiente ideal para cultivo de Cafés Especiais.

 

O CAFÉ SANTA MONICA   
 
 

O CAFÉ SANTA MONICA    
 





PLANTIO

O solo é analisado e é realizada a reposição dos nutrientes para que os cafeeiros cresçam e produzam os melhores grãos de café.

 
 






CRESCIMENTO

Ao longo de 4 anos, as mudas são adubadas e fertilizadas para que cada cafeeiro atinja todo seu potencial.

 

O CAFÉ SANTA MONICA    
 
 

O CAFÉ SANTA MONICA    
 





FERTIRRIGAÇÃO

Esse processo garante água e nutrientes a todos os pés de café da Fazenda, mantendo-os saudáveis e com vigor para que as plantas produzam o melhor café possível.

 
 




COLHEITA

Durante todo o ano espera-se por esse momento mais encantador, no qual toda a Fazenda está trabalhando. Ocorre nos meses de junho a agosto, quando os pés ficam pesados, cheios de café! Primeiro é feita uma análise para saber em qual setor os cafés já estão maduros suficientes, e então, inicia-se a colheita dos grãos "cereja".

 

O CAFÉ SANTA MONICA    
 
 

O CAFÉ SANTA MONICA    
 





LAVAGEM E SEPARAÇÃO DOS GRÃOS

Após colhidos, os grãos maduros são selecionados dos demais através de um método que avalia a densidade de cada grão. Sempre visando obter a melhor qualidade em todos os processos.

 
 





SECAGEM

Para garantir e manter a qualidade do café, mantemos os grãos em terreiros secando durante 9 dias. Assim deixamos nossos cafés mais saborosos e doces durante a degustação.

 

O CAFÉ SANTA MONICA        
 
 

O CAFÉ SANTA MONICA    
 





SELEÇÃO E PROVA

Antes de armazenar o café, é realizado um novo processo de seleção, onde provadores de café selecionam e avaliam cada lote retirado da Fazenda, para comprovar a qualidade e selecioná-los de acordo com sua nota.

 
 





ARMAZENAGEM

Após todos os processos realizados na Fazenda, a armazenagem deve ser muito bem feita para garantir a qualidade da bebida. Nós armazenamos o café verde em média 1 ano para equalizar as características desejadas e garantir o padrão Santa Monica

 

O CAFÉ SANTA MONICA   
 
 

O CAFÉ SANTA MONICA    
 





TORREFAÇÃO

Os grãos passam então pelo processo de torrefação especial para cafés gourmet, em pequenas quantidades, para garantir aroma, sabor e cremosidade incomparáveis.

 
 





EMBALAGEM

Após torrado, o café é embalado imediatamente para não perder suas propriedades. Nossas embalagens contêm válvulas desgaseificadoras que evitam a entrada de oxigênio (o que deteriora o produto), mas que ao mesmo tempo permitem que você sinta o aroma de café.

 

O CAFÉ SANTA MONICA    
 
 

O CAFÉ SANTA MONICA    
 





TREINAMENTO

É muito importante extrair o café com perfeição para obter o melhor de cada xícara. Com essa preocupação, o Café Santa Monica oferece cursos e treinamentos para todos nossos clientes, garantindo que o trabalho iniciado em nossa Fazenda seja finalizado com perfeição.

 

CONTATO:

 + 55 (11) 3855-8855

 sac@cafesantamonica.com.br

 64.968.613/0001-08

 

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: